"Real é aquilo que posso ver, pegar, sentir". Essa ideia é bastante comum e, de certo modo, explica a relação que temos com a realidade. O que meus sentidos captam existe. E, conforme a avaliação que faço dos estímulos que minha audição, visão, olfato, paladar e tato recebem, determino do que se trata a "coisa real" a qual estou exposto.
Essa forma de pensar, associando o real a tudo que pode estimular os sentidos, proporciona algumas reflexões. Primeiramente, pode-se contestar o argumento, pois, existem coisas que não necessariamente podemos enxergar, mas que existem como, por exemplo, as ondas de rádio e a radiação ultravioleta (embora seus efeitos possam ser verificados com os sentidos).
Ou seja, nossos sentidos não captam toda a realidade. Ou, existe algo além dos sentidos!
Outra reflexão possível é que, se realidade e sentidos estão diretamente relacionados, ao manipularmos os estímulos que nos chegam aos sentidos estaremos manipulando a realidade (ou a percepção desta!). Faça um teste. Conecte fones de ouvido em seu computador (ou dispositivo móvel) e "escute" o vídeo disponível logo abaixo. Para ampliar o efeito, experimente fazer a atividade com os olhos fechados.
O exemplo acima utiliza a tecnologia de áudio binaural.
Se você se interessou e quer saber mais a respeito (além de conferir outros exemplos), acesse: http://www.tecmundo.com.br/fone-de-ouvido/11683-audio-binaural-efeito-3d-em-fones-de-ouvido-estereo.htm